quarta-feira, 27 de abril de 2011

Já parou pra pensar?

Vc já parou pra pensar??? Pensar simplesmente. Não sobre as coisas triviais que nos acontecem dia-a-dia, mas porque elas acontecem??? Vc já se perguntou? Pq vivemos? sofremos? gozamos? sentimos? respiramos? Existe algum propósito na vida? Acho que é ilusão achar que chegaremos a quaisquer respostas. Contudo, perguntá-las é fundamental. Creio que aqueles que não o fazem, se omitem de si mesmos, pois é perguntando que podemos dar algum sentido a isso tudo. 

Parece paradoxal, afinal se não se tem respostas, como podemos encontrar um sentido? Eu acredito que ao nos colocarmos diante dessas questões, percebemos a nossa miudeza e insignificância no mundo, e isso, acho eu, nos torna pessoas melhores, pelo menos com mais compaixão por aqueles que, como nós, não sabem as respostas. Admito que eu não tenho paciência pra quem não se pergunta, pra que não pensa e não pára pra refletir, que não  tenta ser uma pessoa melhor pra si, pra sua família, para a humanidade.  

Acho que eu já fui dessas que não pensa, não era um tipo adolescente alienada, isso não! Afinal tive pais hippies, que fumavam maconha e que, mesmo em um nível subliminar, me deram uma formação humanista, ética e honesta. Mas acho que quando somos jovens, mesmo com uma formação moral e cultural sólida, estamos ainda muito presos na construção de uma auto-imagem, quase sempre muito distante daquilo que nos tornaremos na maturidade. 

A maturidade, além das rugas, nos traz algo muito bom, que é a capacidade de prever nossos próprios erros. E quando não é possível prever, buscar corrigi-los. Na maturidade continuamos sem saber o que queremos, mas já podemos reconhecer aquilo que NÃO queremos.

Ser plenamente feliz só é possível para os plenamente inconscientes ou os plenamente iluminados. A maioria de nós vive no meio desses dois extremos, ou seja, temos que aprender com o sofrimento e tentar nos perguntar, sempre, continuamente, porquê?

Já parou pra pensar? 

Nenhum comentário: